quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Projeto vai transformar óleo de cozinha em biocombustível




O óleo também será reaproveitado para a produção de outros produtos 
como sabão e compostagem

Com o objetivo de fomentar a educação ambiental como abordagem pedagógica e contribuir com o meio ambiente, a PUC (RS) desenvolve um projeto de pesquisa que visa transformar o óleo de cozinha em biocombustível, em parceria com a Alphaville Urbanismo e a Fundação Alphaville, OSCIP que promove a construção de novas soluções para o desenvolvimento (das pessoas e dos territórios).

Com a proposta de realizar pesquisa sobre o biocombustível a partir de material recolhido, o projeto contará com a parceria das escolas e comunidades das cidades de Porto Alegre e Viamão, local onde o laboratório está situado.

O produto final será o biodiesel, e os resíduos serão devolvidos aos participantes da comunidade que doarem o óleo de cozinha usado, para serem transformados em subprodutos: o sabão, que será confeccionado por grupos produtivos na cidade, e a compostagem, que subsidiará hortas e pequenos jardins locais.


 Para a realização da pesquisa, a Alphaville Urbanismo está investindo na readequação do laboratório da universidade, localizado na cidade de Viamão (região metropolitana de Porto Alegre), para instalação da unidade produtora de biocombustível. A Fundação Alphaville atuará na mobilização comunitária para envolvimento no projeto, prevista para 2017. 


“Ter uma universidade envolvida nesse projeto faz todo sentido, pois acreditamos que novas soluções acontecem por meio da convivência. Incentivamos a educação ambiental com uma proposta que, além de contribuir com o meio ambiente, ainda incentiva a sustentabilidade em toda a comunidade”, comenta Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville.

0 comentários:

Postar um comentário