quarta-feira, 15 de junho de 2016

Guia completo de cuidados com a pele



Falar sobre pele é entender como conservar o maior órgão do corpo humano, que representa 15% de nossa composição. A pele recebe diariamente os raios UV, poluição e nos ajuda na regulação da temperatura corporal.
Agora que compreendemos que a importância da pele vai além dos fatores estéticos, que tal aprendermos a cuidar melhor dela? Para lhe ajudar, a Revista Bendita apresenta um guia definitivo, elaborado pelo Consulta do Bem, para cuidar da pele do jeito certo.

Utilize filtro solar
Proteger-se sol é uma das práticas mais importantes para cuidar da pele. Visto que os raios solares podem causar problemas diversos, como câncer de pele, queimaduras, envelhecimento precoce, acne e queratose.

Evite fumar
Os componentes do cigarro contribuem diretamente para o envelhecimento da pele e aparecimento de rugas, sem mencionar outros problemas, como a destruição do colágeno da pele por conta da fumaça, flacidez na pele do rosto, etc. A única solução para esses problemas é parar de fumar.

Escolha os produtos certos
É comum ver as pessoas reclamando de algum creme que ou deixou a pele oleosa e cheia de acne ou muita seca. Isso é causado, principalmente, pela desatenção na hora de adquirir um produto. Por isso, sempre compre um creme ou gel que seja adequado para seu tipo de pele. Ainda é importante ressaltar que se você precisar de um tratamento para melhorar um problema mais sério de pele, procure um dermatologista.

Beba muita água
Bebendo água você se mantém hidratado e permite que a água exerça suas muitas funções. Por exemplo, ela é responsável pelos diversos processos que produzem uma camada protetora rica em ácidos graxos que mantém a saúde da pele.

Mantenha uma dieta balanceada
Abuse de alimentos com vitamina C, como a laranja, acerola e limão, por exemplo, pois ela auxilia na produção natural de colágeno. Ingira probióticos, encontrados em iogurtes e leites fermentados, que ajudam a prevenir a acne. Invista no betacaroteno, presente em alimentos de aspecto alaranjado, como cenoura, mamão e abóbora, para contribuir para cicatrizações rápidas e redução de inflamações que podem resultar no aparecimento de espinhas. E, finalmente, aposte no licopeno para ação antioxidante, ele existe em alimentos avermelhados, como o tomate.


O inverno
Passar protetor solar sempre que possível, hidratar a pele e tomar bastante água, são algumas das medidas que todo mundo sabe que deve tomar no verão. No inverno, apesar do sol mais ameno, se engana quem pensa que não devemos tomar tanto ou mais cuidados com a pele do que no verão. Veja abaixo algumas dicas que o Consulta do Bem preparou para você evitar problemas em decorrência do clima mais seco, frio e tipicamente de baixa umidade do ar.

Evite banhos muito quentes
Evite banhos quentes e demorados, pois a água em temperaturas muito altas retira a oleosidade da pele, contribuindo para seu ressecamento e com aquele aspecto esbranquiçado.

Utilize menos sabão
Diminuir o uso de buchas e ensaboar-se menos também evita o ressecamento excessivo da pele, uma vez que eles também removem o óleo hidratante natural do corpo, que protege a cútis das ações do tempo, como o frio.

Passe hidratante
Em contrapartida, logo após o banho deve-se passar hidratante, de preferência ainda no banheiro, com o vapor do banho, para facilitar penetração do creme na pele.
Dê prioridade para área mais ásperas e grossas do corpo. E utilize produtos específicos para o rosto, sobretudo se sua pele for muito oleosa e com acne.

Cuidado com os lábios
Também é bastante comum ocorrer o ressecamento dos lábios em épocas do ano mais rigorosas. Abuse dos hidratantes labiais ou de umectantes para evitar rachaduras.

Evite lugares fechados
Durante o frio, a maioria das pessoas permanecem por maior tempo em ambientes fechados, com pouca circulação de ar, o que também favorece uma maior exposição da pele à vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de alergias e do ressecamento.

Use bacias de água
Como já dissemos, a pouca umidade do ar é um dos principais causadores do ressecamento da pele. Por isso, em determinadas épocas do ano, é válido deixar uma bacia com água em pontos estratégicos da casa para manter o ambiente mais úmido.

Agora que você já sabe como cuidar da sua pele lembre-se sempre que a consulta a um especialista é requisito fundamental para que os procedimentos sejam eficientes e seguros.

0 comentários:

Postar um comentário