segunda-feira, 11 de abril de 2016

Economia para o meio ambiente e para o bolso também



A conta de energia elétrica no final do mês tem dado um certo alívio. Em março, a cobrança extra da bandeira tarifária caiu de R$ 3, da bandeira vermelha, para R$ 1,50, da bandeira amarela. E já foi anunciado que, em abril, não haverá cobrança extra devido ao desligamento de usinas térmicas, que encarecem o fornecimento. Ainda assim, usar a energia elétrica com inteligência, além de ser sustentável, pode trazer ainda mais economia. A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), destaca quanto cada equipamento consome de energia, por exemplo, a geladeira em média consome 25% a 30% do total de uma residência e o chuveiro elétrico cerca de 25% a 35%.

Para Mirtes Birer Koch, docente do curso de Engenharia Civil da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, a redução no consumo de energia elétrica está relacionada à conscientização das pessoas em tarefas simples do dia a dia. “A mudança de postura da população nas simples atitudes é determinante para o alcance do consumo consciente da energia, porém é preciso lembrar a importância de tornar o processo um hábito e não apenas uma medida adotada no período da crise, uma vez que a bandeira vermelha pode voltar a qualquer momento se o governo avaliar necessário”, destaca.

Confira as dicas práticas aos consumidores residenciais para redução do consumo de energia elétrica, listadas pelo especialista:

Em todos os ambientes da casa
Apague as luzes e desligue os aparelhos eletroeletrônicos nos ambientes desocupadosSubstitua as lâmpadas incandescentes por fluorescente ou LED.

Na sala
Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada. TV e outros equipamentos em modo de espera stand by também consomem energia mesmo com o botão desligado.
  

No banheiro
Altere a opção de inverno para verão no chuveiro para reduzir o consumo de energia.

Na cozinha
Mantenha a porta da geladeira fechada e verifique a borracha da porta periodicamente.

Área de serviço
Utilize a máquina de lavar roupas na sua capacidade máxima, assim não será necessário usá-la mais de uma vez na semana. Reduza o tempo de uso do ferro de passar roupas.

0 comentários:

Postar um comentário