terça-feira, 29 de novembro de 2016

Treinando com o bebê



Quatro exercícios para as mamães praticarem sem desgrudar dos filhotes

Foi-se o tempo em que ter um bebê impossibilitava a mamãe de malhar. Embora a tarefa de conciliar tudo não seja nada fácil, hoje é possível fazer exercícios em casa e recuperar a forma na companhia – e por que não com a ajuda? – daquele pequeno ser que, de repente, é a sua maior prioridade. A especialista em exercícios pós-parto, criadora do programa de emagrecimento Mamãe Sarada e mãe do Davi e da Júlia, Gabriela Cangussú, preparou uma série de dicas e atividades que a mamãe pode fazer juntinho com seu bebê, que acaba sendo parte fundamental dos exercícios. Confira!

 

Quando começar a malhar?
Para a especialista, é interessante que o pimpolho comece a participar quando tiver em torno de cinco meses. "Nesta fase ele está com o corpo mais durinho e com mais controle da cabeça", explica. Já a mamãe, se foi submetida a um parto normal, em 30 dias já pode recorrer às atividades físicas. Se passar por uma cesariana, é aconselhável esperar de 45 a 60 dias, se não tiver tido nenhum tipo de complicação no parto. "Para segurança, é sempre importante pedir a liberação do médico e do pediatra antes de dar inicio à rotina de treinamento", alerta.

 

Benefícios para o pequeno
A criança tem uma necessidade enorme de sentir o calor materno, por isso a especialista defende que "malhar junto" com o filho é uma forma de brincar, interagir e estar sempre por perto. "O bebê que vê a mãe se exercitar desde cedo e, principalmente, que participa ativamente disso, já fica com aquela sementinha plantada em sua memória sobre a importância da atividade física para a vida", afirma Gabriela Cangussú.

 

O peso do bebê como ferramenta
De acordo com a personal trainer, o bebê que participa dos exercícios atua como uma sobrecarga, "assim como aqueles pequenos halteres que usamos para fazer musculação", explica. Ela afirma ainda que com a sobrecarga é possível alcançar um maior condicionamento físico e melhores resultados. “Não há limite de peso, os exercícios podem ser feitos com um bebê ou com uma criança maiorzinha. Tudo vai depender do preparo físico da mãe", explica. Outra dica importante é respeitar a disposição e o ritmo da criança.

 

E a amamentação, como fica?
O ideal é amamentar 30 minutos antes do treino ou 30 minutos após. “Há uma diminuição dos níveis de IgA, ou imunoglobulina A, no organismo, entre 10 a 30 minutos após o exercício. IgA é um anticorpo que protege o bebê contra vírus e bactérias", explica.
Na fase de amamentação, é preciso também ter cuidado para não exagerar no tempo e na intensidade, focando principalmente na hidratação antes, durante e após os treinos.

Exercícios a dois
  • Para os braços - Em pé, pés afastados na largura do ombro, joelho semi fletidos. Segure o bebê à frente do seu corpo e eleve-o para o alto estendendo os cotovelos retornando a posição inicial. Faça isso por 30 segundos.
  • Para a lombar - Deitada de barriga para cima, pés abertos na largura do quadril. Coloque o bebê em cima do seu quadril, faça a elevação de quadril segurando o bebê com a duas mãos. Retorne para a posição inicial sem encostar o quadril no chão. Faça este movimento por 30 segundos.
  • Para o abdômen - Deitada de barriga para cima, coloque o bebê deitado acima do seu peito. Sente segurando com os braços estendidos à frente, retorne a posição deitada. Faça este movimento durante 30 segundos.
  • Para os glúteos - Em pé, pés afastados na largura dos ombros, abraçando o bebê de costas para você. Faça o movimento de agachamento, suba e desça durante 30 segundos.
Fotos: Reprodução/Mamãe Sarada

0 comentários:

Postar um comentário