quarta-feira, 9 de março de 2016

Pesquisa mostra perfil das empreendedoras na internet



Para elas, liberdade é o principal ganho com o e-commerce, seguido de tempo e autoestima


Grande parte das mulheres que investe no e-commerce no Brasil é casada, não tem filhos, trabalha sozinha, é da Classe C e D e possui Superior Completo ou Incompleto, segundo levantamento realizado entre fevereiro e março pela plataforma Loja Integrada, maior empresa de criação de loja virtual do país, com 260 mil lojas.

A pesquisa faz parte do Censo do Micro e Pequeno Empreendedor Virtual realizado pela plataforma e entrevistou 303 donas de comércio eletrônico. O levantamento mostrou que o investimento inicial é baixo, cerca de R$ 1 mil para começar o seu negócio online e, a maioria se prepara para empreender estudando pela internet (46%), mas uma em cada cinco faz algum curso na área.

"A pesquisa apontou que as mulheres empreendedoras são determinadas, buscam profissionalização e correm atrás de seus sonhos. Cerca de 46% ainda concilia a loja com outro emprego, mas já deram o passo inicial", explica Adriano Caetano - Diretor da Loja Integrada.

Para as entrevistadas, o facebook é o recurso que mais dá retorno em vendas, seguido de e-mail Marketing e AdWords. "Utilizar redes sociais são recursos com custo benefício bastante atraente, que trazem novos clientes para loja virtual e ajudam o pequeno a criar o boca a boca", explica Adriano.

Entre os segmentos preferidos delas, estão: Vestuário (25%) seguido por Cosmético e Perfumaria (14%) e Acessórios de Moda. As mulheres dedicam em média de 1 a 3 horas diárias para cuidar da loja e a maioria escolhe o segmento porque é uma área que sempre sonhou em trabalhar.

Sobre as perspectivas para o futuro, as empreendedoras virtuais estão otimistas para 2016 e afirmam que investir no e-commerce possibilitou maior liberdade, tempo e melhor autoestima.


Qual o perfil da mulher empreendedora digital no Brasil
303 lojistas virtuais de todo o Brasil/março de 2016 - Pesquisa Loja Integrada
Meio: Questionário Internet

• 43% têm entre 20 e 29 anos e 38% de 30 a 39 anos

• 51% das mulheres são casadas e 44% são solteiras

• 55% não possui filhos, 45% sim

• 53% das entrevistadas têm superior completo (22% com pós-graduação) e 23% têm superior incompleto

• 52% trabalham com e-commerce há menos de 1 ano

• 46% concilia a loja com outro emprego, 36% trabalha exclusivamente na loja virtual e 18% tem loja física

• 46% trabalha sozinha, 19% com o marido e 13% com alguém da família

• Renda: A maioria é da Classe C (28%), seguida da Classe D (27%) e Classe E (18%)

• 30% dedica de 1 a 3 horas na loja virtual, 22% de 3 a 5 horas e 20% de 5 a 8 horas

• A maioria escolhe o tema da loja porque é um segmento que sempre quis trabalhar, seguida da oportunidade de negócio

• 56% investiram inicialmente R$ 1 mil

• Estratégia com mais retorno em vendas: Facebook, E-mail Marketing e Adwords

• Motivações para empreender: 1) sonhava em ser empreendedora 2) precisava ganhar mais dinheiro 3) identificou um nicho de mercado

• 71% está mais feliz com a vida após dedicar-se ao e-commerce

• Para elas, liberdade é o principal ganho com o e-commerce, seguido de tempo e autoestima.

0 comentários:

Postar um comentário