Com o avanço da tecnologia e as novas formas de trabalho
desenvolvidas ao redor do mundo, é possível perceber uma grande mudança no
cenário econômico ao longo dos anos. O papel antigo da mulher no mercado de
trabalho caiu por terra. Hoje a mulher conquistou a independência financeira,
formação, casa, carro e até um negócio. No dia 8 de Março
comemora-se o Dia Internacional da Mulher e essa data reforça a mulher como
empresária, empreendedora, sem deixar de ser mãe e dona de casa.
Um diagnóstico elaborado pelo Sebrae em parceria com o
Dieese para o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em
Micro e Pequenas Empresas de 2013 aponta que o número de mulheres
empreendedoras cresceu 21,4% nos últimos dez anos. A pesquisa aponta ainda que
dentre elas, 41,3% têm entre 18 e 39 anos e 52% têm entre 40 e 64 anos.
Além disso, cerca de 40% delas são chefes de família, sendo que cerca de 70% tem ao menos um filho.
Os dados indicam a maior capacidade da mulher em se assumir
como responsável por gerir o seu próprio negócio. Segundo o psicólogo João
Alexandre Borba, "uma pessoa autoconfiante acredita em si mesma e na sua
postura. A autoconfiança se desenvolve ao longo da vida, nas conquistas e até
mesmo nas derrotas, pois se pressupõe um desafio não-vencido. É importante que
a pessoa em busca da autoconfiança tenha consciência de quais são as suas
qualidades e capacidades.
"São essas atitudes que posicionam a mulher no
mercado de trabalho e transmitem confiança para o consumidor.”
Um fator importante para conquistar a autoconfiança é o
posicionamento. De acordo com o especialista, "Antes de mais nada, é
preciso ser otimista, acreditar na própria capacidade em obter êxitos nos
objetivos estipulados, o que tende a gerar bons resultados". O foco,
diante disso, é a solução, uma ação eficaz que vai ajudar a conquistar os
planos feitos para a vida.
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