quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Aleitamento Materno



Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno

Veja cuidados para a retirada, congelamento e doação do leite

Durante todo o mês, entidades de todo o mundo se juntam em prol do Agosto Dourado, campanha que luta pela intensificação das ações de promoção, proteção, apoio ao aleitamento materno e incentivo à doação. Neste ano, a influenciadora digitial e atriz Giovanna Ewbank, que acaba de dar à luz ao filho Zyan, é uma das incentivadoras ao aleitamento no país.
De acordo com a médica da família e pediatra Milen Mercaldo, do Hospital Anchieta de Brasília, já não há dúvidas de que o leite materno é o padrão ouro da alimentação para os lactentes. Também é inquestionável que o aleitamento é fundamental, desde a sala de parto, exclusivo e em livre demanda até o 6º mês e estendido até 2 anos ou mais.
- São indiscutíveis os benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio-econômico-culturais da prática do aleitamento materno para a díade mãe/bebê - afirma.
Milen acrescenta que o ato de amamentar constrói laços de segurança e amor entre mãe e filho, com reflexos na estrutura psicológica da pessoa para toda a vida.
Mas como e quando doar leite materno? Ele pode ser congelado? Como deve ser coletado? E a mãe que trabalha, como pode cuidar da amamentação do filho? Para esclarecer essas e outras dúvidas, a Dra Milen listou alguns cuidados. Confira:


Doação: como e quando fazer?

Segundo a pediatra, toda mulher que esteja amamentando é uma potencial doadora de leite materno, independentemente da idade do filho em amamentação, desde que esteja em boas condições de saúde, com excesso de leite e que se disponha a doar voluntariamente. A doação pode ser feita nas unidades de Banco de Leite da sua cidade.


Coleta de leite materno:

A coleta de leite humano pode ser feita em casa e doada às unidades de Banco de Leite – verificar como é feita coleta e/ou entrega em sua cidade. A mãe doadora deve efetuar a coleta da seguinte maneira :
 Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese. Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura). Seque-o;
 Para a coleta, coloque os dedos polegar e indicador na borda da aréola (parte escura da mama);
 Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo;
 Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair;
 Despreze as primeiras gotas e inicie a coleta no frasco e ao terminar, feche bem o vidro. Coloque a data da primeira coleta e guarde imediatamente no congelador/freezer da geladeira por até 10 dias.


Como oferecer leite humano em casa?

1. Guardar o leite retirado do peito na primeira prateleira da geladeira, somente se for utilizar nas 12 horas seguintes à coleta.
2. Estocar em congelador ou freezer por, no máximo, 15 dias.
3. Lavar as mãos e braços com água e sabão.
4. Colocar água potável em uma panela em quantidade suficiente para ultrapassar o nível do leite no frasco.
5. Aquecer até a temperatura tolerável, sem queimar os dedos.
6. Desligar o fogo. Colocar o frasco com o leite na água aquecida. Agitar o frasco para facilitar o aquecimento.
7. Caso o leite esteja congelado, repetir o processo até que não reste nenhuma pedra de gelo.
8. O leite que restar no frasco pode ser guardado na 1ª prateleira da geladeira por, no máximo, 12 horas.
9. Dar o leite sempre em colher ou copinho, devidamente limpos e fervidos.

E as mamães que precisam se ausentar?

Toda mãe que precise se ausentar de casa por motivo de trabalho, estudo etc. ou que tenha seu filho internado (prematuro ou doente), deve aprender a coletar, conservar e armazenar o leite para o próprio filho.
- Retirando leite, a mãe mantém a produção e seu filho é alimentado adequadamente quando ela precisar se ausentar. Bebês alimentados somente com leite humano, nos primeiros seis meses de vida, e que continuam mamando até os dois anos ou mais, são mais fortes, saudáveis e inteligentes – orienta a médica.


Atenção!

• Nunca re-congele o leite humano;
• Nunca deixe seu filho mamar no peito de outra mulher e não ofereça leite que não seja seu ou do banco de leite;
• Não utilize chucas, mamadeiras ou chupetas, porque elas atrapalham a amamentação, podendo o bebê até deixar de mamar.

- O Agosto Dourado é o mês dedicado ao apoio ao aleitamento materno e incentivo à doação. Para quem está amamentando, pratique um gesto de amor e solidariedade, doe leite, você pode fazer toda a diferença na vida de pequenos que se encontram internados em leitos de UTI – finaliza a pediatra.


Saiba mais:

O Agosto Dourado foi criado em 1990, em um encontro da Organização Mundial de Saúde (oms) com a Unicef, momento em que foi gerado um documento conhecido como "Declaração de Innocenti". Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA). 

Foto: Instagram @gioewbank

0 comentários:

Postar um comentário