quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Mosaico incorporado a pisos confere arte à decoração



Na antiguidade, o mosaico decorava os ambientes mais nobres de uma casa e espaços públicos e privados. Por darem as boas vindas aos visitantes, o hall sempre foi tratado como um espaço importante. No entanto, com o passar dos tempos a entrada foi deixada de lado e, só agora, nos anos 2000, ela voltou a ocupar um lugar de destaque na decoração. 

O arquiteto e mosaicista Leonardo Posenato têm resgatado essa cultura Itálico-mediterrânea através de seu trabalho. Entre os padrões decorativos mais requisitados elaborados por ele para pisos estão a rosa dos ventos, semente de girassol e desenhos geométricos e florais.
Natural de Porto Alegre, o artista e arquiteto descobriu ainda criança a vocação para as artes. A Paixão pelo mosaico o levou para a famosa Escola de Mosaico da Itália: Scuola Mosaicisti, onde se formou. Hoje, Leonardo tem o seu atelier na zona sul da capital e é graduado também em Arquitetura pela UFRGS. Além de obras de grandes dimensões, Posenato também cria quadros e objetos decorativos em mosaico. Em 2007, organizou a sua primeira exposição em Porto Alegre. A mostra "Mosaico Est" apresentou trabalhos com a técnica do "Rustico Grezzo" (Aparência rústica, resultado da quebra feita à mão com a martelinha de mosaico).


"O hall é o ambiente em que o habitante ou visitante tem o principal impacto quando entra numa casa. É a interface entre o espaço mundano e o espaço familiar e marcar este espaço com uma obra que traduz o belo, faz perceber o quanto o espaço que se entra é especial", defende Posenato. O mosaico torna o espaço muito mais atrativo e personalizado, com o estilo do proprietário. O piso é a parte do pequeno ambiente que melhor recebe as peças com a técnica milenar. "De uns 10 anos para cá o hall vem recebendo mais atenção dos proprietários que se encantam em decorar o piso com algum símbolo com o qual se identificam", conclui Leonardo.



Posenato trabalha a mais de 15 anos executando e decorando halls de entrada em todo o Brasil, unindo a técnica clássica do mosaico italiano com o gosto brasileiro por cor e símbolos.  "Observei, ao longo da minha trajetória, as necessidades das pessoas e do mercado e desenvolvi mais de 200 modelos agrupados por categorias conforme o tema como florais, orientais, romanos, rosa dos ventos, simbológicos, etc.", diz. 

Entre os modelos de maior gosto dos brasileiros estão os orientais, por causa das cores bem múltiplas e vivas. Os mosaicos em estilo romano e a clássica Rosa dos Ventos, provavelmente pela forte presença cultural dos italianos, e os florais, pelo gosto do brasileiro pela natureza e símbolos de leveza, também estão entre os modelos preferidos. Outro padrão decorativo muito adquirido é o “Semente de Girassol”, pelo seu belíssimo significado e por sua geometria e beleza ímpar.

Ateliê de Mosaico – Leonardo Posenato
Avenida Padre Cacique, 3146
Porto alegre - RS
(51) 3407 4977



 Fotos:Reprodução/Ateliê de Mosaico

0 comentários:

Postar um comentário