segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Como utilizar o 13º salário com sabedoria?



Planejamento financeiro é princípio básico para decidir destino do bônus natalino

Com a gratificação do salário extra chegando, quais são as suas ideias para aproveitá-lo? Apesar do 13º ser uma recompensa do trabalho desenvolvido ao longo do ano, é importante que o destino desse dinheiro seja decidido de forma consciente e visando a produtividade. Dessa forma, esta remuneração pode nos proporcionar benefícios como começar o próximo ano com saldo positivo, aumentar a quantia armazenada na poupança e adquirir bens que geralmente não consumimos em nosso cotidiano.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), a melhor atitude para aproveitar ao máximo o 13º salário é realizar um planejamento financeiro. É necessário reconhecer e estabelecer prioridades por meio de questionamentos como: o que você mais deseja neste momento? Que valor você precisa para alcançar sua meta e em quanto tempo você consegue atingi-la? "Muitas vezes, a gestão da renda pode soar como um processo que só as grandes empresas necessitam. Mas, para que o investimento seja assertivo, é preciso que as pessoas façam o planejamento dos seus rendimentos", explica o presidente do IBC José Roberto Marques.

O primeiro fator a ser levado em consideração pelo trabalhador, no momento de decidir a finalidade do salário extra, é não adquirir nenhum bem que possa resultar em dívidas no começo do próximo ano e, consequentemente, comprometer a renda mensal habitual. É importante pensar que em um planejamento financeiro, os gastos devem estar sempre de acordo com os rendimentos. Portanto, mesmo o 13º salário sendo um bônus no orçamento para a realização de desejos pessoais, caso a pessoa não esteja com uma condição financeira favorável, o ideal é que essa quantia auxilie na mudança deste cenário. Ao invés de se comprometer com outros gastos, é necessário quitar os anteriores.

"2016 foi um ano de crises e incertezas, onde uma boa parcela da população contraiu dívidas involuntárias e mudaram seus hábitos de vida para se adequarem à nova realidade. Por isso, o salário extra é uma forma de colocar as finanças nos eixos para que em um futuro próximo o rendimento possa ser convertido no alcance de metas", afirma o presidente.

Para as pessoas que estão com as finanças em dia, o 13º salário é uma oportunidade de iniciar o ano seguinte com novas expectativas. O investimento em lazer, diversão e conhecimento são boas opções para abrir os horizontes. Outra alternativa recomendada é a antecipação de prestações para conseguir bons descontos.

0 comentários:

Postar um comentário