terça-feira, 11 de outubro de 2016

Como identificar e prevenir o Câncer de Mama



Câncer é um tumor que pode surgir em qualquer parte do corpo, formado pela proliferação desenfreada de células anormais que são chamadas de cancerosas. Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais preocupa as mulheres e, por isso, foi criado o Outubro Rosa, mês no qual se fala da prevenção e diagnóstico precoce da doença. A Bendita selecionou um guia de cuidados, preparado pelo Consulta do Bem, para você entender como identificar e prevenir o câncer de mama.

Atualmente, a doença é responsável pela maioria dos óbitos entre as brasileiras, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ele é o tipo mais comum no universo feminino e a estimativa é de 57.960 novos casos da doença só em 2016.

Como identificar a doença

A grande maioria dos casos de nódulos nas mamas são benignos e não apresentam riscos para desenvolvimento de câncer. Mas, só é possível identificar a presença de tumores e suas características por meio de exames médicos específicos, são eles: palpação dos seios, mamografia, ultrassonografia e biópsia.

Como se proteger contra o Câncer de Mama

Os fatores de risco relacionados à doença podem ser muitos, como histórico familiar, menopausa tardia, reposição hormonal ou uso prolongado de contraceptivos de estrogênio. Além disso, há fatores mais facilmente controláveis que aumentam o risco da doença mas que podem ser evitados, como os ressaltados abaixo.  

1. Cuidado com a obesidade e o sobrepeso
O peso excessivo aumenta as chances de desenvolver a doença e pode torná-la mais agressiva.

2. Tenha uma alimentação saudável
Para evitar o primeiro item, tenha uma dieta balanceada. Isso contribui com o bom funcionamento do organismo, evitando a formação de tumores, doenças e melhorando a saúde de todo o corpo.

3. Controle o consumo de álcool
O consumo de álcool deve ser evitado, uma vez que comprovadamente aumenta as chances de desenvolver câncer, mesmo em pequenas proporções.

4. Evite o estresse
O estresse pode elevar as chances de desenvolver diversas doenças, inclusive o câncer de mama. Procure técnicas e métodos alternativos para aliviar a tensão.

5. Pratique atividades físicas regulares
A prática de exercícios físicos controla o peso, diminui o estresse e a produção de estrogênio.

Imagem: Reprodução/Clínica da Mama

Além disso, é fundamental fazer o exame de mamografia periodicamente. É recomendado começar a fazer o exame aos 40 anos de idade. Isso porque, nos primeiros estágios a doença é silenciosa e não pode ser percebida nem mesmo pelo toque na região (autoexame), mas é facilmente identificável na mamografia. Contudo, se existirem casos da doença em familiares mais novos, é recomendável começar a prática periódica de exames até 10 anos antes da idade do familiar.


Com medidas de prevenção, estima-se que seja possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver a doença, segundo dados do Inca.

0 comentários:

Postar um comentário