quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Concreto e cimento: novos protagonistas da arquitetura




Projetos e produtos que trazem a força desta dupla no mundo da decoração

Urbano, frio e sóbrio. O concreto e o cimento estão cada vez mais presentes no gosto das pessoas e, consequentemente, em mobiliários e projetos arquitetônicos. Os ambientes, às vezes mesclados com elementos rústicos ou apenas modernos se equilibram muito bem em todo contexto criado.


1. Drops Arquitetura
Bancada de ardósia revestida de cimento queimado e piso de concreto compõem a varanda assinada pelas arquitetas Juliana Moyses e Mariana Paoli, do escritório Drops Arquitetura. O projeto deste apartamento de 130m² possui cores e formas sóbrias criado em uma atmosfera despojada e contemporânea seguindo o desejo do morador.

2. Pedro Bazani
Com 182m², o apartamento assinado por Pedro Bazani, foi desenvolvido com cores sóbrias e elementos chamativos pontuais que dão mais personalidade para o  projeto, como por exemplo, o uso do concreto na superfície da parede combinado com a escada em tom vivo de amarelo, além do chão com revestimento de madeira.

3. InTown Arquitetura e Construção
A madeira e o cimento formam um equilíbrio perfeito entre o calor, aconchego e conforto com o frio, moderno e industrial. O banheiro do arquiteto Alexandre, assinado pelo seu escritório de arquitetura InTown, faz parte do projeto de seu apartamento de 100m² localizado em Copacabana, Rio de Janeiro.

4. Marcelo Rosset
Acessível e ao mesmo tempo bonito e contemporâneo. Voltado à boa circulação do morador, o apartamento de 270m², desenvolvido por Marcelo Rosset, possui portas com tamanhos maiores, corredores e passagens mais largas que as tradicionais. A cozinha espaçosa e moderna é composta por paredes em tecnocimento.


1. Luminária Esfera
De concreto e cobre, medindo 15 cm x 18 cm x 15 cm, a luminária é assinada pela Hometeka.

2. Lustre SE7131CO
Lustre assinado pela Yamamura, de concreto e aço. Medidas: 28cm x 26cm x 26cm.

3. Banco Bananeira
Dizem que da bananeira tudo se aproveita. Este mobiliário singular da Plantar Ideias é composto por três volumes de concreto branco e encosto em aço inox, com uma barra central que remete a simetria e textura da folha bananeira. A peça escultórica, com 0,43m x 1,35m, comporta três pessoas confortavelmente, que escolhem o melhor jeito de se acomodar.

4. Banco Bromélia
O mobiliário é composto por três assentos na forma da planta que leva o nome, o que propõe uma maneira diferente de acomodação e descanso, servindo como uma espreguiçadeira tripla para grandes áreas externas. Todo em concreto branco, o banco, assinado pela Plantar Ideias, possui a parte superior lisa e inferior rugosa, remetendo textura planta.

5. Abajur CI011B
Abajur da Yamamura, produzido em metal com acabamento na cor cobre e base em concreto. Medidas: 28 cm x 12 cm.

6. Rufus Urbanus
Inspirada nos pássaros urbanos que vivem entre prédios e arranha-céus, as casinhas multifuncionais Rufus Urbanus da Plantar Ideias, assinada por Felipe Stracci e Luciana Pitombo, podem exercer funções como de luminária e vaso, propondo uma imersão interativa do habitat natural das aves projetados no concreto.

Fotos: Reprodução

0 comentários:

Postar um comentário