segunda-feira, 19 de setembro de 2016

As Fantásticas Aventuras de um Menino que Lia Livros ganha os palcos do RS em setembro



A Destemperados Cia de Teatro iniciará no dia 22 de setembro próximo a turnê do espetáculo teatral As Fantásticas Aventuras de um Menino que Lia Livros por quatro cidades gaúchas.  As contempladas são: Soledade (23), Carazinho (26), Ijuí (28) e Erechim (30). As apresentações irão ocorrer em dois horários, às 9h30min e às 14h30min, com entrada franca (confira locais no Serviço).

Faz parte da programação do projeto o workshop Técnicas de Picadeiro para um Palhaço, ministrada pelo ator e diretor Tuta Camargo, em Soledade (22), Carazinho (27), Ijuí (28) e Erechim (29). Será distribuído para as escolas participantes o livro A menina que podia voar de Vinícius Linné. O projeto tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul/ Secretaria de Estado de Cultura/ Pró-Cultura RS, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, Lei n° 13.490/10.

O espetáculo As Fantásticas Aventuras de um Menino que Lia Livros tem como referência a crônica O menino que Lia Livros, do escritor gaúcho Vinicius Linné, autor do blog Anjo Maldito. A concepção cênica do espetáculo engloba técnicas de clown, teatro de rua e teatro de objetos, em uma linguagem acessível, comunicativa e lúdica. A cena é desenvolvida pelos atores Anderson Balhero e Yuri Niederauer sobre um tablado, cujo piso é desenhado em espaços preto e branco, com alçapões camuflados. O palco representa a imaginação de um menino. Adereços e objetos cênicos coloridos são retirados dos alçapões e utilizados pelos atores que, vestidos com peças neutras em tons de branco e cinza, dão vida às aventuras do imaginário do menino.

Ainda compõem o espetáculo as músicas compostas por Anderson Balhero e executadas ao vivo pelos atores, com o apoio de instrumentos. As cantigas de roda são interpretadas de forma nada habitual e divertidas. No palco, os artistas desenvolvem brincadeiras antigas e usam brinquedos feitos com materiais do cotidiano. Partem da utilização do teatro de objetos como uma das fontes de inspiração para a ‘contação’ das histórias desse trabalho. A utilização de elementos clownnescos pelo diretor Tuta Camargo, conhecido no meio circense como o palhaço Serragem, dá ao trabalho um colorido todo especial, que conquista e cativa a plateia.

0 comentários:

Postar um comentário