sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Mayra Aguiar: a gaúcha medalhista de bronze do judô da Rio 2016



A atleta que iniciou no judô com apenas seis anos conquistou essa semana mais uma medalha olímpica. A gaúcha Mayra Aguiar é atleta da Sogipa e campeã mundial de judô. Tendo praticado as mais diversas modalidades esportivas, Mayra passou pela natação, atletismo, ginástica olímpica e até mesmo ballet. A paixão por competir falou mais forte o que a fez optar por seguir sua carreira no judô. Com apenas 17 anos, a atleta disputava, em Pequim, sua primeira Olimpíada, apesar de ser eliminada na primeira fase, Mayra garante que a experiência foi essencial para seu crescimento no esporte.

 “Quando caímos, temos que aprender a levantar rápido e concentrar na próxima luta”. E foi isso mesmo que Mayra Aguiar fez. Em sua segunda participação em Jogos Olímpicos, Mayra garantiu sua primeira medalha de bronze em 2012 em Londres. 

Em 2013 uma cirurgia no joelho direito e no cotovelo esquerdo a deixaram por quase seis meses sem treinar, mas mesmo assim, a gaúcha nunca deixou de ter foco em seus objetivos. “prometi a mim mesma que, mesmo se não estivesse 100%, daria tudo de mim para buscar esse ouro no Mundial que faltava”. 


No ano seguinte a jovem conquistou a maior premiação do esporte, se tornando campeã mundial. Com mais experiência e muita garra, Mayra levou mais uma vez a bandeira do Brasil estampada no peito, no kimono. Lutou pela medalha de ouro no Rio, não deu, foi por pouco, mas como ela mesma disse, é preciso levantar e pensar na próxima luta, e não deu outra. Na luta seguinte, a disputa pela medalha de bronze. A cubana Yalennis Castillo não teve chance, a medalha de bronze era de Mayra, era do Brasil.

Texto: Christinne Rossi
Fotos:Agência RBS e Marcio Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário