quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Sexo contribui para uma vida saudável



Segundo a sexóloga do site alemão C-date, Carla Cecarello, uma vida sexual satisfatória pode levantar a autoestima e trazer benefícios para o corpo e a mente. "A pessoa que possui uma autoestima elevada investe nela mesma, e isso traz benefícios do ponto de vista físico, emocional, profissional, espiritual e intelectual, o que consequentemente, traz uma melhora na qualidade de vida". A especialista afirma que alguns mitos acerca dos benefícios do sexo ainda precisam ser quebrados. Resolver uma briga com sexo, por exemplo, é uma delas. "Uma briga nem sempre significa que, por medo de perder o parceiro, o sexo pode resolver", explica Carla. A sexóloga lembra que a frequência nem sempre significa uma vida sexual saudável. "Para quem é mais jovem, por exemplo, a quantidade pode ser mais importante do que a qualidade. Isso varia em casa fase da vida".

Carla lista a seguir os principais benefícios da prática sexual para a saúde.

- Queima de calorias: o sexo é uma grande atividade física, porém não há nada que mostre quantas calorias são dispensadas durante a prática. "O que sabemos é que a mesma quantidade de oxigênio que se precisa no cérebro no momento do orgasmo é a mesma quantidade usada no cérebro para subir dois lances de escada ou caminhar 1,5km durante 30 minutos", explica Carla.

- Melhora do humor: durante a prática sexual, a liberação de dopamina no cérebro aciona a zona de prazer e traz a sensação de bem estar para o corpo humano. "Podemos enxergar claramente essa relação entre sexo e melhora do humor", enfatiza a sexóloga.

- Benefícios para o corpo: a sexóloga explica que fazer sexo ativa a circulação sanguínea, o que contribui para que o corpo não tenha dores devido à atividade física exercida e se sinta relaxado após o sexo.

- Melhora na qualidade do sono: após o corpo atingir o orgasmo, um hormônio chamado prolactina é liberado. Ele é responsável por trazer a sensação de relaxamento e sonolência, o que pode contribuir para a melhora na qualidade do sono.

- Alívio do estresse: o estresse está relacionado a diversas doenças cardíacas e problemas de saúde. A liberação de endorfina durante o sexo ajuda a aliviar as tensões e traz sensação de bem estar ao lado do parceiro.

- Reduz a depressão: segundo a sexóloga, a atividade sexual reduz os casos de humor depressivo, pois a sensação de bem estar e a melhora da autoestima ajudam nos casos de depressão.


- Melhora da libido: fazer sexo também pode trazer uma vida sexual mais ativa para homens e mulheres.

0 comentários:

Postar um comentário