terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Chá mate: opção saudável para hidratar e ajudar na dieta



No verão, as dietas devem seguir uma regra muito importante: manter a hidratação. Durante os dias mais quentes, a água ainda é o ingrediente essencial para o organismo, mas outras bebidas – e até mesmo alguns alimentos – podem ajudar a hidratar o corpo e ainda colaborar com a perda de peso, como é o caso do chá mate.

A médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia - ABRAN, Dra. Marcela Voris, explica que o yerba mate, mais conhecido como chá mate, , é um excelente termogênico, desde que consumido sem açúcar para manter as propriedades da erva, mas lembra que chá não deve substituir a água. "Alguns pacientes preferem manipular em comprimidos, então é possível fazer em forma de extrato seco, padronizado em fórmulas para ingerir antes de uma refeição mais calórica ou atividade física", esclarece.



Mais do que um termogênico natural, as folhas do yerba mate têm como princípio ativo a cafeína, que, em altas concentrações, confere ao mate sua capacidade antioxidante. Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí – Univali mostrou que o chá mate ajuda na perda de peso e gordura no fígado, no aumento de HDL no sangue e na diminuição da taxa de glicemia, além de ter papel cardioprotetor. Segundo Marcela, a dose recomendada é de 100 a 200 mg/dia.

Outra dica importante para manter a dieta, mesmo em época de férias, é fazer uma conscientização alimentar e saber dosar os alimentos calóricos. "Claro que durante as férias há um aumento da ingesta calórica, mas a conscientização alimentar deve ser rotineira. Sempre há chances de fazer escolhas mais saudáveis sem perder o foco, como, por exemplo, uma salada diferente e gostosa, um lanche natural saboroso, um sorvete de frutas ou um petisco integral", indica.
Alimentos da moda

Todo o verão um alimento, principalmente uma fruta, ganha destaque na mídia e nas dietas prometendo milagres. A Voris explica, porém, que não existe alimento com superpoderes. "Um cardápio equilibrado é a chave do sucesso para ter uma vida saudável e também perder peso. Um determinado alimento, inclusive frutas, pode se tornar um problema quando consumido em excesso. Dessa forma, a alimentação variada e não em demasia é sempre o correto", considera.


Para Dra. Marcela Voris, a fruta indicada é sempre aquela que compõe um cardápio variado, de preferência geladinha, refrescante e que também esteja em época de safra pra baratear o custo.

0 comentários:

Postar um comentário