quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

10 dicas para cair na folia com saúde




O Carnaval é uma das datas festivas mais esperadas no Brasil. Para curtir ao máximo sem descuidar da saúde, o preparador físico Marcio Atalla e a nutriconista Marcia Daskal selecionaram  uma série de dicas importantes:

1. Nas principais refeições do dia, dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, arroz e tubérculos em geral), pois esse nutriente fornece energia de sobra para gastar durante a festa. "A glicose, molécula proveniente da quebra de açúcares, é a única fonte de energia utilizada pelo cérebro", explica Marcia.

2. Não esqueça do café da manhã: ele é essencial para começar o dia e deve ser bem caprichado! Sem pressa, dá para comer melhor: frutas, cereais, ovos, iogurte ou café com leite, pães e geleias.

3. Se você caiu na folia, um copo caprichado de caldo de cana cai muito bem. O açúcar do líquido ajuda na recuperação muscular. "Essa bebida é muito utilizada na recuperação dos atletas", afirma Atalla.

4. E para quem não gosta do caldo de cana, dá para optar por outra técnica dos atletas: suco de beterraba! O legume ajuda a levar mais oxigênio para os músculos e melhora a
performance, se consumida antes da folia. A beterraba também é rica em açúcar, que enche os músculos de energia, e de vitamina A, que ajuda na imunidade e protege a pele de quem pula carnaval ao ar livre.

5. Fique atento a ingestão de bebida alcoólica. Evite beber com o estômago vazio, o que pode causar quadros de hipoglicemia. Para evitar qualquer mal-estar, vale a pena intercalar as bebidas alcoólicas com alimentos e goles de água.

6. Alimente-se com produtos de fácil transporte e digestão como barrinha de cereais, bolachas integrais, lanches naturais, sucos, frutas secas (damasco, ameixa, figo) e grãos (nozes, amêndoas, castanhas). "É importante diminuir a ingestão de frituras e outras preparações ricas em gordura", recomenda a nutricionista.

7. Não se esqueça também da hidratação. Água de coco, suco de frutas e muita água não podem faltar!

8. E se a ressaca bater, o jeito é fazer uso de muito líquido e ter uma alimentação leve a base de carboidratos, carnes magras, hortaliças, legumes, frutas e lácteos com baixo teor de gorduras. "Depois de um dia de festa, também tente fazer uma atividade aeróbica leve porque contribui para eliminar o excesso de álcool no corpo", diz Atalla.

9. Festas de Carnaval demandam tempo e disposição. Normalmente, o folião passa horas em pé e é natural que ao final do dia sinta dores musculares. "Nesses casos, vale fazer uma massagem ou atividades na água, pois são facilitadoras na eliminação dos desconfortos", reforça o preparador físico.  


10. Antes de ir sair de casa, invista em alongamentos para preparar o corpo, pois geram melhor mobilidade. Eles têm como função relaxar a musculatura, que costuma ficar enrijecida depois de um dia desgastante. De acordo com o Atalla, é uma atividade simples, rápida, que você pode fazer em qualquer lugar e que fará diferença para aproveitar melhor a folia.

0 comentários:

Postar um comentário