A edição de 2016 do Cine Esquema Novo – Arte
Audiovisual Brasileira chega oficialmente a Porto Alegre nos dias 03
a 10 de novembro, com exibições gratuitas de filmes e instalações que serão
apresentados na Cinemateca Capitólio, sede oficial do festival, Goethe-Institut
Porto Alegre e Instituto Ling. Na semana que antecede as atividades, a equipe
curatorial convida o público a olhar para cima: nos últimos dias de outubro, o
CEN visitará alguns amigos do evento para realizar miniencontros com projeções
de filmes e vinhetas nas paredes dos prédios vizinhos.
Com quase 600 inscritos, o festival que desde 2003 promove a
diversidade da imagem através do conceito de Arte Audiovisual - uma
proposta capaz de englobar tanto a ideia do cinema quanto das artes visuais,
volta ser anual e competitivo. Das 44 obras selecionadas naCompetitiva Brasil,
32 serão exibidas na sala da Cinemateca Capitólio e 12 em ambientes fora da
sala de cinema, no formato de videoinstalações, projeções e performances (ver
lista completa e sinopses abaixo). Serão mais de 35 horas de programação.
Produção gaúcha em alta
Não foram poucas as vezes em que a curadoria do evento
teve que dar explicações devido à escassa participação de gaúchos no festival.
Em 2016, o CEN está inundado por quatorze trabalhos de realizadores por
aqui instalados ou que daqui brotaram e foram filmar o mundo. Muitas dessas
obras são assumidamente reflexo da convivência destes realizadores com a
diversidade das onze edições do CEN. Destaque para o longa Rifle, de
Davi Pretto, premiado recentemente no Festival de Brasília, o curta Sesmaria, dirigido
por Gabriela Richter Lamas e vencedor de quatro prêmios no Festival de
Gramado, o trabalho Superquadra Saci, do artista gaúcho radicado em
Recife Cristiano Lenhardt, que faz a abertura do CEN (e que também pode
ser conferido na 32ª Bienal de São Paulo com as obras Uma
coluna e Trair a espécie) e o longa Muito Romântico,
exibido na mostra Forum Expanded da Berlinale 2016 e
dirigido pelo duo baseado em Berlim, Melissa Dullius & Gustavo Jahn.
Um audiovisual cada vez mais político
Como era de se esperar, a produção nacional exibida na
seleção no CEN 2016 aborda por diversas vezes as diferentes questões sociais e
políticas que marcam a agenda brasileira. Este contexto está bem representado
no festival este ano, com filmes e instalações que trazem temas como os
protestos que tomaram o país (Jovens Infelizes ou um Homem que Grita não é um
Urso que Dança, de Thiago B. Mendonça e Da
Janela pra Consolação, de Dellani Lima); questões
indígenas (Abigail, de Isabel Penoni e Valentina Homem, GRIN,
de Roney Freitas e Isael Maxakali e o polêmico Antes o Tempo não
Acabava, de Sergio Andrade e Fábio Baldo;
ocupações urbanas (O Teto Sobre Nós, dirigido por Bruno Carboni); o ocaso
das migrações (Para Aylan, de Jacson Dias e Maick
Hannder); a opressão exercida sobre as mulheres (Why not be
Beatiful?, de Sabrina Luna); e, sempre presentes, mas de
forma cada vez mais madura e criativa, as questões LGBT,
sexualidades e suas liberdades (A Cidade do Futuro, de
Cláudio Marques e Marília Hughes, O Último Dia Antes de Zanzibar,
de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon e Antes o tempo não
acabava).
Destaques em Cannes e Berlim
Trabalhos exibidos nos dois maiores festivais do mundo
ganham destaque na Competitiva Brasil do CEN 2016. São os casos de Cinema
Novo, dirigido por Eryk Rocha, filme-ensaio premiado com o Olho de Ouro em Cannes; A
Moça que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda Maria, que recebeu o Prêmio
Especial do Júri na competição pela Palma de Ouro em Cannes; Abigail,
exibido na Quinzena dos Realizadores do mesmo festival; Muito
Romântico, dos gaúchos da DISTRUKTUR, Melissa Dullius e Gustavo
Jahn, artistas radicados em Berlim e que exibiram seu filme
autoreferencial na BERLINALE 2016, assim como Antes o Tempo não
Acabava, que esteve no Panoramade Berlim.
Resistência em película no Goethe-Institut
Este ano, ao mesmo tempo em que
exibe obras absolutamente contemporâneas no formato digital, o
CEN 2016 faz um importante mergulho no universo da película, na busca de
discutir a manutenção de técnicas analógicas na imagem em movimento, através da
difusão, preservação e experimentação com as possibilidades estéticas que o
trabalho em película permite ao artista. As obras internacionais
que integram a programação da mostra Resistência em Película (ver
programação completa e sinopses abaixo) são de curadoria da produtora
Pátio Vazio. Além das mostras focadas em dois importantes artist-run film
labs da Europa, o LaborBerlin (Alemanha) e o Worm.Filmwerkplaats
(Holanda), um outro programa em 16mm será exibido no festival deste ano,
focado no trabalho do duo OJOBOCA. O duo composto por Anja Dornieden (Alemanha)
e Juan David González Monroy (Colômbia) residentes em Berlim,
vem a Porto Alegre a convite do Goethe-Institut e German Films para
apresentar seus trabalhos, ministrar a oficina Traces of Colored Light(ver
serviço completo abaixo) de revelação e copiagem manual em 16mm (que ocorrerá
durante dois dias no Instituto de Artes - UFRGS), além de uma conversa com o
público sobre o trabalho que desenvolvem no duo e de
sua experiência como membros do LaborBerlin. Os encontros
ocorrem das 10 às 16h, nos dias 07 e 08 de novembro, no Instituto de Artes da
UFRGS. São oferecidas 10 vagas. As inscrições custam R$ 60,00 e devem ser
realizadas por este link: https://goo.gl/forms/Gb80nFxgCXJwG1lf1
Gestão de Acervos Audiovisuais + Acervo CEN disponível ao
público
Uma das primeiras atividades da programação oficial do CEN
2016 inicia às 14h do dia 03 de novembro, na Sala Multimídia da Cinemateca
Capitólio: o curso Gestão de Acervos Audiovisuais (ver serviço e
programa completo abaixo), ministrado por Fernanda Coelho. Especialista em
conservação audiovisual, Fernanda foi por quinze anos a Coordenadora de
Preservação da Cinemateca Brasileira e apresenta durante três dias temas como
noções básicas de museologia, tipologia de documentos audiovisuais, conservação
de documentos, entre outros. Os encontros ocorrem das 14h às 18h no dia 03, e
das 14h às 21h nos dias 04 e 05. São oferecidas 20 vagas. As inscrições custam
R$ 200,00 e devem ser realizadas através deste link: https://goo.gl/forms/DKdgqsOoblkhx9ef2.
A oficina acontece em correalização com o Programa de Alfabetização Audiovisual
do MINC e a Coordenação de Cinema, Vídeo e Foto da Prefeitura de Porto Alegre.
Outra novidade desta edição é o Acervo do CEN disponível
ao público. Milhares de filmes inscritos e exibidos no festival desde 2003
estão preservados na Cinemateca Capitólio para pesquisa e visionamento.
Audiovisual em Curso
A programação também conta com uma mostra de cinema
universitário gaúcho que terá curadoria de estudantes de seis cursos de
graduação de quatro instituições do RS: UFRGS (FABICO e Instituto de Artes),
PUCRS (TECCINE), Unisinos (CRAV) e UFPel (Audiovisual e Animação). Intitulada Audiovisual
em Curso, a mostra reunirá obras selecionadas pelos alunos que participaram de
workshop de curadoria ministrado pelos curadores do CEN, Gustavo Spolidoro e
Jaqueline Beltrame e a participação do Programador e Crítico Marcus Mello. A
exibição das produções e os debates com os coordenadores dos cursos
participantes ocorrerão no sábado, 05 de novembro, no Goethe-Institut Porto
Alegre, das 14h às 18h.
Premiação CEN 2016
O evento de divulgação dos vencedores da Competitiva Brasil
ocorre na quinta-feira, 10 de novembro, na Cinemateca Capitólio às 21h, com
prêmios em serviços oferecidos por Kiko Ferraz Studios, Lilit Laboratório
Digital, Psycho N' Look e Locall, para o trabalho vencedor do Grande Prêmio
Cine Esquema Novo.
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