segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Competência à prova de crise



Em tempos de crise a retração na economia pode ser significativa, mas não dá para desanimar com os negócios. E é por isso que o consultor e diretor da CAPC Consultoria, Cesar Pancinha, lembra que a maior ferramenta que o gestor tem para enfrentar a crise é a competência.

“O problema pode estar em qualquer parte do planeta. Além disso, a crise é recorrente. Na década de 60, vivíamos o Regime Militar. Chegamos nos anos 70 com a crise do Petróleo. Na década de 80 ouvíamos que era o tempo da sobrevivência, e chagamos vivos nos anos 90. Passamos pelo bug do milênio. De 2000 a 2015, já atravessamos um monte de crises. E quer saber? Em cinco anos virá mais uma”, diz.

Cesar afirma que a crise existe e que, mesmo com ela, os gestores descuidam da competência. Um exemplo que o profissional apresenta é o dos logistas, em que nesta época se faz indispensável o excelente atendimento ao público para driblar as dificuldades da economia. “Varejista, vá atrás do cliente, não espere ele bater na sua porta, ou o concorrente irá. As vendas caíram, mas não zeraram”, alerta.

A consultoria da CAPC apontou que o consumidor está pesquisando mais antes de realizar a compra. Ele seleciona o lojista que desperta maior confiança. “Empresário, como você está se relacionando com o seu cliente? Como está sendo a sua atitude diante deste novo processo de venda?”, provoca.

Ligar para o cliente, colocando metas diárias de relacionamento é ponto de partida interessante na avaliação do profissional. “Convidar para uma visita na loja, felicitar, enfim”. No ponto de venda ou por telefone, o segredo dessa relação mercado x consumidor, revela, é a vontade real de cuidar do público, pela autenticidade e relevância no momento da conversa.

O mercado, com dificuldades requer novos remédios. “Buscar o cliente é o principal deles. Não é novo, mas quando não se faz, torna-se um diferencial àqueles que o atentam”, completa. “Competência para competir”.

0 comentários:

Postar um comentário