sexta-feira, 3 de junho de 2016

Exercícios físicos não são apenas para quem quer emagrecer


Em atividades certas o exercício deixa de ser somente uma rotina e se torna um prazer



A maioria das pessoas quando pensa em exercícios físicos e na frequência em uma academia para treinar é porque estão querendo emagrecer, porém a prática de atividades esportivas vai muito além da perda de peso. O hábito de se exercitar deve ser visto de forma mais abrangente, pois além de deixar o corpo mais bem definido e bonito, também agrega bem estar, condicionamento cardiorrespiratório e integração, trazendo assim grandes benefícios à saúde.

É claro que, qualquer atividade física gera também um gasto calórico, bom para quem deseja enxugar a silhueta. "Mas, frequentar uma academia ou se exercitar pode não ser o suficiente para emagrecer, depende de vários fatores como: quanto o indivíduo ingere de calorias e como é seu metabolismo", explica Rogério Franze, personal, orientador físico e coordenador aquático da Academia Ecofit Club.

Os exercícios também auxiliam tratamentos médicos para redução de peso e até mesmo agregam a tratamentos cirúrgicos estéticos pois normalmente são aliados à recuperação, e podem trazer benefícios como melhoria do tônus muscular, regulagem da pressão arterial, diminuição da perda de massa magra, manutenção e aumento do metabolismo, minimização da ansiedade e da depressão, aumento da força e firmeza da pele.


Para Rogério Franze, o hábito de se exercitar deveria ser para as pessoas como é tomar banho e escovar os dentes. Por outro lado, exagerar no treinamento pode ser maléfico: "overtraining é uma situação em que o indivíduo passa dos limites. O organismo deve ter o estímulo dos treinos, mas a parte de intervalo e de descanso é fundamental para um bom resultado.  Quando alguns sintomas como lesões musculares, cãibras, fraturas e mal estar começarem a surgir devido ao excesso de treino, devemos imediatamente procurar um especialista para averiguar o que está ocorrendo", completa.


É importante que a prática de exercícios físicos esteja sempre aliada a uma boa alimentação, pois disso depende a saúde e o resultado esperado em qualquer tipo de treinamento esportivo. "Quem tem uma boa dieta e come de forma saudável, chega mais rápido ao objetivo pretendido", explica o orientador.


Quem não pratica exercícios físicos nem sempre sabe ou se dá conta de que ser habitual num treinamento gera hormônios da felicidade e do bem estar, que são liberados. Com isso, as pessoas ficam mais dispostas, ganham uma postura melhor e elevam a auto estima. Tudo isso junto acaba  proporcionando uma maior segurança em todos os sentidos.

0 comentários:

Postar um comentário