quinta-feira, 24 de março de 2016

Ideias para harmonização de receitas típicas da Páscoa e vinhos



Páscoa é tempo de exaltar a vida e renovar o espírito. Em meio à correria cotidiana, o festejo cristão é uma parada para reflexão, união da família e de amigos, época de aproveitar as tradições gastronômicas. Além de serem ideais para momentos de união e celebração, vinhos e espumantes casam perfeitamente com frutos do mar e chocolates, como ensina a sommelière da Salton Monica Coletti:


“Vinhos brancos e espumantes secos são combinações perfeitas com peixes. No entanto, o bacalhau, por ter sabor marcante, aceita mais combinações, inclusive vinhos tintos”, explica Monica. A especialista indica camarão na moranga combinado ao branco Salton Paradoxo Chardonnay. O escondidinho de bacalhau harmoniza com o tinto jovem Salton Paradoxo Pinot Noir. Já o bacalhau com purê de batata doce tem o sabor perfeitamente equilibrado com o espumante Salton Reserva Ouro.

Mas não é só com entradas e pratos principais que os vinhos combinam. Nas sobremesas também. Chocolates, tradicionais da data, combinam com vinho. Inclusive Cabernet Sauvignon e Merlot, que vão bem com doces mais encorpados e com maior concentração de cacau por exemplo. O Salton Desejo Merlot, por exemplo, é ideal para um chocolate 80% cacau. Já os espumantes doces, como o moscatel, podem ser servidos com chocolates ao leite e branco. Para aqueles que não gostam ou não podem consumir chocolates, sobremesas como torta de limão ou cheesecake de morango também combinam com o sabor adocicado do moscatel. Embora, como ressalta a sommelière, o importante seja o gosto de cada um.

0 comentários:

Postar um comentário