quarta-feira, 22 de junho de 2016

Cuidados com os olhos no inverno



As características típicas do inverno como tempo seco, frio e mudanças bruscas na temperatura são conhecidas em todo o Brasil por exigir cuidados especiais com o corpo. Mas não são apenas os cabelos e pele que necessitam de atenção nesse período, os olhos, um dos mais afetados pelo clima, também precisam de cuidados. A Bendita selcionou algumas dicas valiosas da Hatsu, e esclarece algumas dúvidas sobre o tema além de ensinar como se prevenir dos males de maior frequência na estação. 

O oftalmologista doutor em ciências médicas Kleyton Barella explica que o inverno é caracterizado pelo clima frio e a queda da temperatura, e que isso pode levar o aumento da incidência de doenças oculares como a conjuntivite, blefarite, olho seco e alergias, conhecidas como doenças na superfície ocular. "O ideal é que façamos a prevenção para cada uma das doenças mais comuns nessa época do ano", explica. Para prevenir as doenças oculares típicas do inverno, confira as dicas abaixo! 


Conjuntivite
Para prevenir a conjuntivite, que é uma inflamação na conjuntiva (membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra), é importante manter as janelas abertas e as mãos sempre higienizadas, não compartilhar toalhas ou outros itens que possam ser colocados nos olhos e evitar a manipulação ocular desnecessária (ou seja, coçar demais os olhos), explica o Dr. Barella. 

Blefarite
A blefarite é uma inflamação não contagiosa na região das pálpebras que se caracteriza pelo excesso de um óleo produzido por uma glândula localizada na pálpebra, o que cria uma condição favorável para o aparecimento e crescimento de bactérias. Para evitar a produção excessiva desse óleo, o ideal é ter uma dieta balanceada, sem excesso de gorduras, alimentos condimentados, enlatados e álcool. Além disso, é importante higienizar diariamente os olhos com produtos indicados pelo seu oftalmologista. 

Síndrome dos olhos secos
Conhecida como síndrome dos olhos secos, a anomalia na produção e qualidade da lágrima, pode provocar o ressecamento da córnea, conjuntiva e superfície dos olhos. Para prevenir esse quadro,  é sempre importante usar óculos em ambientes de sol ou vento (com proteção UVA e UVB), além de lubrificantes oculares, caso seja receitado pelo seu médico.


Alergias

Hoje, um dos grandes vilões dos alérgicos é o ácaro. Por isso, antes da chegada do inverno, lave e seque roupas e acessórios que ficaram muito tempo guardados, como blusas, casacos, cachecóis entre outros. Além disso, evite coçar os olhos e mantenha as janelas abertas o máximo que conseguir. O importante é que, ao apresentar sintomas de alguma dessas doenças, como ardência, coceira, sensação de corpo estranho ou areia nos olhos, o paciente procure um médico oftalmologista, para que se inicie o tratamento correto. "O importante é que as pessoas procurem atendimento especializado e não se automediquem ou utilizem colírios sem prescrição médica, o que pode comprometer o quadro clínico e dificultar o tratamento como um todo", finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário