Paulo Crepaldi*
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, apenas 5%
dos CEOs das organizações são mulheres e menos de 10% estiveram na famosa lista
de bilionários da Forbes em 2015, sendo apenas 9 delas chefes de estado em
exercício. Esse número não se reflete apenas nas que estão atualmente
em tais posições. Em um levantamento que realizei na ING Marketing &
Training, dos 16 Workshops Públicos que realizamos sobre o tema Liderança
Situacional® todos os meses na cidade de São Paulo, totalizando 258 futuros
líderes, apenas 20% eram mulheres.
Mas ainda não para por aí. Comparei esse número com os anos
anteriores e percebi que mesmo com textos e frases de impacto o apoio as
mulheres nas organizações não tem mudado tanto assim. Nos últimos 4 anos, esse
número permaneceu próximo dos atuais 20%. Em 2012 por exemplo, foram 19% versus
81% de líderes do sexo masculino treinados.
Eu sei que para os homens é difícil entender como a mulher
pensa. Já foram lançados vários livros e filmes sobre o tema, mas tenho a
certeza de que esses homens, de alguma maneira,foram influenciados por mulheres
pelo menos uma vez em sua vida.
Essas mulheres que hoje fazem parte desta pequena
porcentagem que citamos possuem um olhar diferente sobre o mundo e enxergam
tudo através das lentes da oportunidade, que muitos buscam mas poucos conseguem
enxergá-las.
Perguntei às mulheres ao meu lado o que fazem delas mais
focadas do que os homens no trabalho.
Eis o que grande parte me respondeu:
- Para ter o mesmo reconhecimento e recompensas que os
homens possuem, precisamos fazer duas vezes mais que eles, nunca errar e
demonstrar nossas competências diariamente.
Tenham a certeza, as damas que estão em primeiro lugar, de
lá não sairão!
Nesse ano, quero escutar muito mais que vocês estão em
primeiro, e é dessa forma que eu vejo como isso pode acontecer:
Não deixe de investir em si;
Não tenha medo de fazer perguntas;
Procure por situações autênticas, porém práticas;
Não invista em favores, mas procure ganhar respeito;
Confie no Team Building. Família é sinal de confiança.
Acredite! Se as damas estão em primeiro, é porque são
capazes de influenciar gêneros e gerações num piscar de olhos.
Uma coisa que eu tenho certeza é que em 2016 veremos mais
mulheres líderes que entendem de renovação, reinvenção e sobrevivência. Se
confrontadas com um desafio, buscarão oportunidades, jogarão o jogo quando for
necessário e anteciparão o inesperado.
Primeiro as damas, com seu lado emotivo e aflorado capazes
de se apaixonar pelo que fazem em busca da excelência, colocando o chapéu de
empreendedora, além dos tantos outros que já vestiu.
Observo, como todo bom cavalheiro, orgulhoso de ver essas
damas à frente e, claro, agradecendo as oportunidades e conselhos que me
oferecerem todos os dias.
*Paulo Crepaldi, 34, é especialista em Liderança Situacional
e Neuromarketing. Atualmente é sócio e Diretor Executivo da ING Marketing &
Training.
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